Sex, 02 de dezembro de 2022, 06:53

UFS prestigia lançamento de documentário “Ato de Resistência - 50 anos do FASC”
Atividade integrou programação de abertura do Festival

Nessa quinta-feira (01), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), iniciou um dos maiores eventos culturais gratuitos do Norte e Nordeste, o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que este ano está em sua 37ª edição. Em comemoração ao seu aniversário de 50 anos, houve o lançamento do documentário “Ato de Resistência - 50 anos do Fasc”, no Cine Trianom. O vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Rosalvo Ferreira, prestigiou a exibição que contou com a presença do prefeito da cidade, Marcos Santana, os responsáveis pelo curta, personagens entrevistados e público em geral.

Documentário reúne depoimentos  de personagens que vivenciaram o Festival de Artes de São Cristóvão. (foto: Adilson Andrade)
Documentário reúne depoimentos de personagens que vivenciaram o Festival de Artes de São Cristóvão. (foto: Adilson Andrade)

Produzido pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), o curta evidencia a relevância do evento para Sergipe e a participação da UFS neste processo; assim como os desafios enfrentados para que o Festival não fosse interrompido, os doze anos de pausa na realização do evento, as reivindicações da classe artística para que ele retornasse e a sua retomada em 2017.

Segundo Rafael Mota, responsável pela direção do documentário em parceria com Paulo Timtim, “a ideia do documentário surgiu a partir da necessidade de construir uma memória sobre o Festival e a gestão compreendeu isso. São 50 anos de um dos festivais mais antigos e importantes do Brasil”, declarou o diretor.

Vice-reitor da Instituição, Rosalvo Ferreira, e o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana durante lançamento do documentário (foto: Adilson Andrade)

Em sua fala, o prefeito do município, Marcos Santana, comemorou o retorno do Festival após a pausa forçada de dois anos causada pela pandemia de Covid-19, enfatizando que a retomada é fundamental para a arte, a cultura sergipana, brasileira e nordestina. Ele também lembrou a relevância do apoio da UFS para o Festival e a cidade.

“Nós temos o orgulho de ter o principal campus da Instituição em nosso território. É motivo de muita alegria poder ter a UFS como o local que a gente vai buscar auxílio, orientação através dos projetos de extensão”, comentou o gestor”. Arte, Cultura Visual e Educação Empreededora (coordenado pela professora Rosane Soares), Caminhos para implementação da Política Nacional de Saúde Integral da população negra em São Cristóvão (sob coordenação do professor Roberto Lacerda), são alguns dos projetos de extensão desenvolvidos pela UFS na cidade.

O vice-reitor da Instituição, Rosalvo Ferreira, enfatizou a importância do Festival para a história da cultura em Sergipe. "A UFS é parte desse processo dos 50 anos e acredito ser um momento muito importante. A gente reconhece o esforço feito pela Prefeitura para que o Festival voltasse com a intensidade que ele voltou. A cidade de São Cristóvão e a universidade estão de braços abertos para que o Fasc possa ser um momento de congraçamento, de produção cultural, difusão do conhecimento, e, sobretudo de tolerância, compartilhamento, de convivência mútua e respeito humano”, destacou o vice-reitor.

Equipe responsável pelo documentário Ato de Resistência - 50 anos do FASC durante as gravações dos depoimentos (Foto: arquivo da Produção)

Ficha técnica

O documentário foi dirigido por Paulo Timtim e Rafael Mota; produzido por Neto Astério (egresso do curso de audiovisual da UFS); roteiro de Eddie Azevedo; trilha sonora de Julico; com imagens produzidas por Jackson Cabral, Johnata Brasil, Marcelo Lino, Paulo Márcio e Genildo Jesus como assistente; a responsabilidade pelo som direto ficou para Mayan Figueiredo e a finalização de som para Marcelinho Porto. A edição de vídeo é de Paulo Timtim e a finalização de vídeo é de Everton Júnior e Paulo Timtim.

A cantora Marcela Rubya foi uma das atrações musicais do primeiro dia do Fasc (foto: Adilson Andrade)

Programação

As atividades do Festival de Artes de São Cristóvão seguem até o dia 04. Durante este período o público poderá prestigiar 134 atrações, desde artistas locais a internacionais, nos quatro palcos distribuídos pelo Centro Histórico. Também estão ocorrendo cortejos pelas ruas e uma diversificada programação nos salões de artes visuais, literatura e oficinas.

A programação completa do evento pode ser acessada no link.

Andréa Santiago – Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 02 de dezembro de 2022, 11:44