Seg, 30 de janeiro de 2023, 11:21

Fórum Itinerante de Acessibilidade e Inclusão tem início no dia 1º
Evento é aberto ao público

O Comitê Gestor do Programa de Ações Inclusivas da Universidade Federal de Sergipe (PraIncluir) realiza a partir da próxima quinta-feira, 1º, o Fórum Itinerante de Acessibilidade e Inclusão. A abertura do evento ocorrerá no Auditório da Reitoria, às 9h, quando será apresentada a proposta da Política Institucional de Acessibilidade e Inclusão da UFS.

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFS, Marcelo Mendes, que é também presidente do Comitê Gestor PraIncluir, embora a universidade já faça um atendimento inclusivo e acessível para a comunidade, é preciso estabelecer e formalizar uma política institucional de acessibilidade, de inclusão.

“Fui orientado pelo reitor Valter Santana para incluir, elaborar, discutir uma proposta para essa política. Então temos uma minuta pronta. Metodologicamente estamos fazendo agora os fóruns itinerantes, para que toda a comunidade, não só a acadêmica, mas também a externa, tenha a possibilidade de conhecer a proposta e apresentar as suas contribuições”, resume Mendes.

Marcelo Mendes é pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFS e presidente do Comitê Gestor PraIncluir. Imagem: Adilson Andrade/Ascom UFS

“O foco é atender cada vez mais, não só as pessoas com deficiência na universidade, não somente os alunos, porque a política deve ser bem ampla, mas atender pessoas com deficiência no corpo docente, no corpo técnico, administrativo. Então a gente está convidando para esse fórum toda a comunidade acadêmica. Seja pessoa com deficiência ou não”, pontua o pró-reitor.

Continuidade

A programação do Fórum Itinerante de Acessibilidade e Inclusão se estenderá aos demais campi da UFS, sendo no dia 8 de fevereiro, às 15h, no Campus Itabaiana; no dia 13, às 9h, no Campus Lagarto e no dia 16, às 9h e às 15h, nos campi Laranjeiras e Nossa Senhora da Glória, respectivamente. O evento é aberto ao público.

Atualizado em: Seg, 30 de janeiro de 2023, 11:26