Escritório de Projetos

APRESENTAÇÃO

Telefones:  (79) 3194-7436
E-mail: apoia.ufs@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/ufsapoia
Localização: Prédio da Reitoria no andar superior.

O Escritório de Projetos é um veículo institucional que tem como missão apoiar o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico por meio de auxílio aos docentes na prospecção de editais de fomento, bem como no gerenciamento de projetos.

Em face do cenário atual de reduções/cortes de recursos públicos para as universidades brasileiras tem obrigado os pesquisadores buscar alternativas para o desenvolvimento de suas pesquisas através de agências de fomento. Nessa perspectiva a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – POSGRAP/UFS criou dentro da Coordenação de Pesquisa – COPES a Divisão de Captação e Acompanhamento de Recursos, voltada para colaborar na submissão de propostas e administrar recursos de dois programas o CT-INFRA/FINEP e o Programa Pró-Equipamentos/CAPES.

Nesse ínterim esses programas sofreram cortes de recursos e não mais acontecem anualmente, associada a dificuldade de alguns pesquisadores em gerenciar seus projetos de forma satisfatória, uma vez que o mesmo tem Know-how na elaboração de relatório técnico, mas que necessita de auxílio no gerenciamento administrativo, no cumprimento dos prazos das agências de fomento. Assim, resolveu-se ampliar o auxílio à pesquisadores para captar recursos de outras agências de fomento.

 

OBJETIVO

Prestar serviço de apoio e suporte especializado aos pesquisadores na captação e gestão administrativa e financeira de projetos de pesquisa institucionais, desde sua elaboração até a execução dos recursos junto às agências de fomento, permitindo ao docente ser coordenador com mais facilidade, comodidade e tranquilidade para a execução da sua pesquisa.

 

PÚBLICO ALVO

Docentes pesquisadores da UFS.

 

ATIVIDADES DO ESCRITÓRIO DE PROJETOS

  1. Prospectar editais públicos;
  2. Acompanhar os condomínios de laboratório UFS.
  3. Elaborar, divulgar e executar chamadas internas para seleção e submissão de propostas institucionais;
  4. Assessorar na elaboração de propostas para solicitação de recursos financeiros para a pesquisa institucional junto a agências de fomento;
  5. Orientar na disponibilização dos dados institucionais;
  6. Acompanhar o processo de assinatura do convênio institucional;
  7. Executar de forma compartilhada com os coordenadores da proposta pró-equipamentos, através da orientação, acompanhamento, finalização dos processos de aquisição e envio do relatório final;
  8. Auxiliar na comunicação com as agências de fomento e com a Fundação de Apoio à Pesquisa de Sergipe (quando houver);
  9. Acompanhar eventuais diligências em projetos/convênios institucionais;
  10. Auxiliar no processo de remanejamento financeiro dos projetos institucionais;
  11. Organizar e acompanhar visitas da FINEP, assim como outras demandas desta instituição;
  12. Participar da elaboração de resoluções e normas internas para melhor organizar os procedimentos internos, no que diz respeito à pesquisa na UFS.

 

EQUIPE DO ESCRITÓRIO

  • Karla Regina Morais Ferreira de Almeida
    • Assistente Administrativa
  • Mariele Santos do Carmo
    • Bolsista PRODAP
  • Juliany Cristina dos Santos
    • Bolsista PRODAP

 

Notícias