APOIA UFS - Escritório de Projetos

APRESENTAÇÃO

 

Em face do cenário atual de reduções/cortes de recursos públicos para as universidades brasileiras tem obrigado os pesquisadores buscar alternativas para o desenvolvimento de suas pesquisas através de agências de fomento. Nessa perspectiva a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – POSGRAP/UFS criou dentro da Coordenação de Pesquisa – COPES a Divisão de Captação e Acompanhamento de Recursos, inicialmente voltada para administrar recursos de dois programas o CT-INFRA/FINEP e o Programa Pró-Equipamentos/CAPES.

Nesse ínterim percebeu-se a dificuldade de alguns pesquisadores em gerenciar seus projetos de forma satisfatória, uma vez que o mesmo tem Know-how na elaboração de relatório técnico, mas que necessita de auxílio no gerenciamento administrativo-financeiro, na elaboração de uma prestação de contas, no cumprimento dos prazos das agências de fomento, o que demanda disponibilidade de tempo e contínua ação na obtenção de planilhas demonstrativas com notas fiscais. Assim, resolveu-se ampliar o auxílio à pesquisadores para captar recursos de outras agências de fomento.

O intuito do Escritório de projetos é prestar serviço de apoio e suporte especializado aos pesquisadores na captação e gestão administrativa e financeira de projetos de pesquisa, desde sua elaboração até a execução e prestação de contas dos recursos junto às agências de fomento, permitindo ao docente ser coordenador com mais facilidade, comodidade e tranquilidade para a execução da sua pesquisa.

Ao estabelecer registro do seu projeto junto ao Escritório de Projetos, no início da sua execução, o pesquisador pode compartilhar as suas responsabilidades na prestação de contas ao seu projeto, obviamente apresentando periodicamente notas fiscais para registro em planilha, seguindo as conformidades exigidas pelas agências de fomento. Assim, se propõe a estabelecer uma gestão compartilhada, respeitando normas, leis e diretrizes.

O APOIA é um veículo institucional que tem como missão apoiar o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico por meio de auxílio aos docentes na prospecção de editais de fomento, bem como no gerenciamento de projetos.

 

VISÃO

Ser referencial no auxílio ao monitoramento e gestão de projetos para apoio acadêmico, científico e tecnológico na prestação de contas na UFS.

 

MISSÃO

Apoiar o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico por meio de auxílio na captação e gerenciamento de projetos.

 

METAS

a. Buscar formas inovadoras e criativas no desenvolvimento das atividades para maior agilidade na captação e gestão de projetos;

b. Observar a legalidade, transparência, ética e credibilidade dos projetos acadêmicos;

c. Aperfeiçoar de forma contínua o auxílio à gestão de projetos.

 

OBJETIVO

Prestar serviço de apoio e suporte especializado aos pesquisadores na captação e gestão administrativa e financeira de projetos de pesquisa, desde sua elaboração até a execução e prestação de contas dos recursos junto às agências de fomento, permitindo ao docente ser coordenador com mais facilidade, comodidade e tranquilidade para a execução da sua pesquisa.

 

PÚBLICO ALVO

Docentes pesquisadores da UFS.

 

 

 

EQUIPE DO APOIA

Marcus Eugênio Oliveira Lima – Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa

Victor Hugo Vitorino Sarmento – Coordenador de Pesquisa

Karla Regina Morais Ferreira de Almeida – Servidora UFS

Adryelle Sampaio Dias – Bolsista PRODAP

Mariele Santos do Carmo – Bolsista PRODAP