Seg, 02 de maio de 2022, 15:06

Projetos para a Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/CT-VERDE AMARELO – Laboratórios Abertos de Prototipagem e Espaços Compartilhados – 01/2022
EDITAL Nº 08/2022 – POSGRAP

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (POSGRAP), por meio da Coordenação de Pesquisa (COPES), informa que estão abertas, a partir do dia 02 de maio de 2022, as submissões de projetos para a Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/CT-VERDE AMARELO – Laboratórios Abertos de Prototipagem e Espaços Compartilhados – 01/2022.

Grupo de pesquisadores doutores pertencentes ao corpo docente efetivo da UFS que estejam vinculados a Condomínios de Laboratórios Multiusuários (CLMs) e a Programas de Pós-Graduação (PPGs) desta Instituição.

Seus objetivos são:

Geral:

Selecionar propostas para concessão de recursos financeiros não reembolsáveis destinados a Laboratórios Abertos de Prototipagem como forma de incentivar o desenvolvimento tecnológico, o aumento da competitividade e a interação entre empresas e ICTs, bem como promover o desenvolvimento de ecossistemas de inovação e da sociedade do conhecimento.

Os Laboratórios Abertos para Prototipagem e Espaços de Trabalho Compartilhado visam apoiar a implantação ou modernização de instalações em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) que possibilitem aos alunos, start-ups e MEEPPs materializarem seus projetos de pesquisa na forma de modelos de engenharia ou protótipos.

Através de projetos desenvolvidos nestes laboratórios de prototipagem de produtos e processos (makerspace), laboratório ou oficina de uso compartilhado e aberto a múltiplos públicos, equipado com ferramentas de fabricação digital e prototipação rápida, controladas por computador e operando com os mais diversos materiais de suporte, que permitam a fabricação rápida, flexível e de baixo custo de objetos físicos, será possível a exploração criativa de ideias, o desenvolvimento de testes de conceito, protótipos e aplicações e o estímulo à cultura de compartilhamento e produção cooperada.

Objetiva-se alcançar e reforçar a estruturação e a consolidação dos Sistemas Estaduais de Inovação em consonância com as estratégias do Sistema Nacional de Inovação. Além disso, possibilitar criar um ambiente favorável à inovação e ao empreendedorismo no ambiente acadêmico, propiciando os meios físicos para o desenvolvimento de projetos inovadores. Os laboratórios de prototipagem deverão também estar abertos para o uso por micro e pequenas empresas inovadoras, seguindo regras de utilização a serem estabelecidas pelas ICTs.

Maiores detalhes estão descritos no Edital nº 08/2022/POSGRAP.


Atualizado em: Seg, 02 de maio de 2022, 15:07
Notícias UFS