Seg, 03 de fevereiro de 2025, 15:19

[FINEP] CENTROS TEMÁTICOS 2024: Seleção Interna
CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT/CENTROS TEMÁTICOS 2024

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (POSGRAP), por meio da Coordenação de Pesquisa (COPES), através da Divisão de Captação de Recursos (DICAP), informa que a FINEP lançou 01 (uma) Chamada Pública que têm como público alvo ICTs. Assim, torna pública a abertura do período para Demonstração de Interesse de docentes em fazer parte da proposta institucional.

A CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT/CENTROS TEMÁTICOS 2024 tem por objetivo selecionar propostas para concessão de apoio financeiro à execução de projetos institucionais visando fortalecer os Centros de Infraestrutura de Pesquisa Científica e Tecnológica por meio do apoio à projetos de pesquisa que se utilizem da infraestrutura pretendida nas áreas temáticas de transição energética, transição ecológica, transformação digital, saúde e defesa já estabelecidos, e instalar novos, por meio de implantação e melhoria da infraestrutura necessária para atender aos desafios a serem enfrentados pelo país nas respectivas áreas.

Objetivos Específicos:

  1. Fomentar a cooperação entre grupos de pesquisa;
  2. Proporcionar condições para o crescimento e a consolidação da pesquisa científica e tecnológica nas regiões onde se localizem;
  3. Incentivar a prestação de serviços, por meio da infraestrutura instalada, a empresas de base tecnológica, estimulando assim o processo de inovação;
  4. Solucionar desafios e problemas nas áreas de transição energética, transição ecológica, transformação digital, saúde e defesa.

Áreas Temáticas:

  1. Transição Energética: O foco é a substituição de fontes de energia fósseis por renováveis, visando reduzir as emissões de gases do efeito estufa e combater as mudanças climáticas. A eficiência energética e a distribuição justa da energia também são cruciais.
  2. Transformação Digital: A digitalização da economia e a inclusão digital são as principais metas, utilizando tecnologias como a Inteligência Artificial para criar novos produtos, serviços e processos mais eficientes.
  3. Transição Ecológica: Busca-se conciliar o desenvolvimento econômico com a proteção ambiental, através de práticas sustentáveis em diversos setores, como agricultura, indústria e transporte. A geração de empregos e a redução das desigualdades também são objetivos.
  4. Defesa: O fortalecimento da capacidade científica e tecnológica do país na área de defesa é prioridade, com foco em tecnologias dual-use, ou seja, que podem ser aplicadas tanto em setores militares quanto civis.
  5. Saúde: A melhoria da qualidade e eficiência do sistema de saúde pública é o principal objetivo, com investimentos em equipamentos, formação de profissionais, novas tecnologias e pesquisa em áreas como medicamentos, equipamentos hospitalares e telemedicina.

O(A) docente interessado(a) em coordenar subprojeto na chamada descrita acima deverá preencher o formulário até o dia 07/02/2025, através do link: (https://forms.gle/Z5VLeu5EfvXfpkRz8)

Atenção! Não espere a divulgação do processo da seleção interna para iniciar sua proposta. Comece já as discussões e levantamento de material conforme as exigências da chamada. Assim terá mais chance de ser contemplado e fazer parte da proposta da UFS.


Atualizado em: Seg, 03 de fevereiro de 2025, 15:36
Notícias UFS